domingo, 24 de agosto de 2008

Altas Habilidades/Superdotação



Ao falar em superdotação logo imaginamos e nos lembramos dos grandes gênios da humanidade. Dentre eles: Albert Einstein, Willian Shakespeare, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Pelé, Ronaldinho Gaúcho e tantos outros, na sua grande maioria de personalidades masculinas.
São poucas as pessoas que ousaram inventar e quebrar paradigmas. Estes gênios se destacaram em virtude de suas realizações criativas e deram contribuições positivas para a humanidade a ponto de elevar o conhecimento humano, as ciências, a tecnologia, a cultura, o esporte, as artes.
No entanto, chama-se atenção, para o fato de que essas mentes brilhantes, a despeito de suas potencialidades genéticas, não nasceram inteiramente prontas. Todos nós temos aspectos comuns no nosso desenvolvimento e, embora nem todos nós sejamos um dia reconhecidos pelos nossos talentos, é reconfortante pensar que podemos desenvolvê-los pelo menos para levar uma vida mais produtiva e satisfatória.

A criança entra na vida escolar, em geral, sem consciência de seus talentos. Muitas crianças não têm a oportunidade de explorar suas potencialidades em seus anos iniciais de vida e seus talentos podem ficar ocultos por durante toda a sua vida.
Cabe ao professor, juntamente com a família validar e aceitar as habilidades avançadas e interesses intelectuais destas crianças. Para que a criança não se sinta diferente, é necessário fomentar o ímpeto para o entusiasmo e a aprendizagem, pois é muito frequente a criança aprender a negar e esconder as suas habilidades acabando por desenvolver problemas comportamentais ou psicológicos, a fim de melhor se adaptar às demandas do ambiente escolar.

Torna-se nossa tarefa, enquanto educadores, conhecer os pontos fortes e os interesses dos alunos, suas necessidades cognitivas, sociais e afetivas peculiares, para que assim possam construir seu conhecimento dentro de seu próprio ritmo.

Pessoas com Altas Habilidades formam um grupo heterogêneo, com características e habilidades diversificadas; diferem dos outros por sua forma peculiar de aprender e estilos de aprendizagem, pelos seus interesses, níveis de motivação e autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.

Atualmente são valorizados os jovens profissionais que desenvolvem habilidades intelectuais fundamentais como: capacidade de recordar rapidamente informações; pensamento lógico; de buscar soluções eficientes para determinados problemas e tomar decisões efetivas. O mundo clama por boas idéias, por mudanças em noções pré-concebidas, principalmente quando velhos hábitos não resolvem novos problemas. Exige também a integração de ações que devem iniciar nas famílias e progredir com ajuda da escola, a fim de que possamos preparar nossos jovens para enfrentar os desafios de uma sociedade onde as transformações constantes são a única certeza.

Inteligência, criatividade, entusiasmo e habilidade constituem-se não só no bem maior da humanidade, como também são uma fonte revigorante, duradoura e infindável.
Segundo David Lewis (Lewis, 1987) o bom êxito da aprendizagem depende de três fatores fundamentais: informação, motivação e segurança. Assim sendo, os educadores devem colocar em prática tais fatores, da seguinte maneira:
a) agindo como fonte de informação;
b) desenvolvendo o desejo natural da criança de aprender; e
c) proporcionando-lhe um ambiente seguro onde ela possa exercitar e aperfeiçoar suas habilidades mentais.
Também é nossa função estimular as crianças a manterem uma mente aberta.
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MEC - Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando Potenciais

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O QUE É UMA SALA MULTIMEIOS?

Salas multimeios são espaços organizados em escolas-pólo da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Florianópolis com o objetivo de promover apoio, instrumentos e complementos aos educandos cegos, de baixa visão, surdos, surdos-cegos, com deficiência mental, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) e com dificuldades motoras. As salas possibilitam o acesso à informação, à comunicação, por meio de instrumentos e equipamentos especializados e adaptações arquitetônicas que visam facilitar a educação desses educandos ao ensino regular.
As salas multimeios trabalham com Atendimento Educacional Especializado, mais conhecido entre nós por AEE. Cada sala conta com dois profissionais formados na área da Educação Especial.
Florianópolis possui 15 salas multimeios. Este número deve ampliar para mais 4, totalizando 19 salas até 2009. Cerca de 348 alunos estão incluídos e recebendo Atendimento Educacional Especializado.
Nossa sala funciona na Escola Básica Municipal Pe. João Alfredo Rohr, pólo que atende a região do Córrego Grande, Agronômica e parte do Itacorubi. Atendemos 16 alunos com idades entre 7 meses e 14 anos.
As salas multimeios têm caráter complementar e não substituem o ensino regular de responsabilidade das salas de aula. Trabalhamos em parceria com os professores, equipe pedagógica e diretiva, familiares ou responsáveis pelos alunos, bem como APAE, IATEL, ACIC, CAP, Núcleo Desenvover do Hospital Universitário e demais centros de atendimento às pessoas com necessidades especiais.